Promovendo você hoje e sempre!          
    

 
  Judeus-Messiânicos (Nossos Irmãos Em Cristo)

"E logo nas sinagogas pregava a Jesus, que este era o Filho de Deus." (At. 9:20)

Neste brevíssimo resumo, conheça um pouco mais sobre este povo escolhido por Deus para iniciar o Plano de Salvação dos homens.

Antes, porém, uma nota: Para que haja uma melhor interação, os Judeus Messiânicos precisam conhecer a grande diferença que há entre um envangélico e um católico. Esperar que os Judeus Ortodoxos saibam fazer esta diferenciação, seria esperar muito, mas, agora, os Judeus Messiânicos!...

O povo Judeu (antigamente denominado Hebreu e depois, mais tarde, de modo generalizado, Israelita), por sua natureza (a qual foi constituída evidentemente pelo Senhor Nosso Deus), tem suas tradições próprias / peculiares; e assim deve ser como Estatuto Perpétuo (conforme consta em Levítico).

São um povo de princípios éticos, étnicos e religiosos rígidos, tanto os convertidos ao cristianismo (Messiânicos, os quais adotaram o Novo Testamento) quanto os não convertidos (Ortodoxos, estes têm apenas o Velho Testamento).

A nação de Israel foi a única, neste planeta, criada com exclusividade por Deus, com o propósito de fazer o SEU nome conhecido em toda a Terra. Por ser um povo, dotado por Deus, com características tradicional e fiel às suas origens, foi lhes dado a guarda da Palavra do Senhor, escrita no princípio por Moisés Torah / Pentateuco, seguido pelos outros autores como Josué, Samuel, os antigos profetas... etc, e finalizada pelos apóstolos no Novo Testamento, conforme consta em Romanos 3:2.

E MAIS: Conforme Rm. 2:9,10 e 11:24 são eles, os Judeus Messiânicos, que precedem a nós, evangélicos, em tudo (na graça, na honra, na glória) eles são o tronco da oliveira (nós somos apenas os ramos), eles são os principais, eles são as primícias, nós é quem somos deles devedores (ainda que, por ora, nós tenhamos uma maior profundidade / sensibilidade espíritual, mas eles têm a melhor teologia), somos nós os descendentes deles na FÉ e não o contrário.

Existem várias comunidades / congregações Judaico-Messiânica fora de Israel espalhadas pelo mundo.

Por terem um Estatuto Perpétuo, eles cumprem certas regras (algumas destas até nos favorecem na manutenção da boa saúde). Dentre os muitos Estatutos Perpétuos, destacamos alguns:
a) O Sábado (Shabbat), e não o Domingo, é dia separado para o louvor, adoração e culto. Esta ordenança, no caso, na realidade é um dos 10 Mandamentos.
(clique aqui e veja o estrago que a Igreja Romana causou aos evangélicos em todo o mundo)
b) Não comem carne de animais que têm as unhas fendidas e não ruminam, como por exemplo a carne suína, coelho, camelo, lebre... etc; nem aves como a águia, o avestruz, o cisne, o pelicano, dentre outros; nem peixes ou frutos do mar sem escamas e sem barbatanas.
c) Casamento somente entre o povo de sua própria etnia, exceção feita se algum estrangeiro/a se converte ao Judaísmo (aí sim, seguirá este estrangeiro/a as mesmas tradições).

Um estrangeiro poderá se tornar um Judeu (adotado), desde que respeite e siga todas as tradições Judaicas.
Nota: Seguindo a tradição judaica e o zelo pelo nome do Criador de todas as coisas, o Eterno de Israel, é colocado o hífen no lugar da letra “e” na palavra D’us (escrito na pronúcia original é YHVH, que viria a ser pronunciado como JEOVAH) visto ser o tetragrama em hebraico, referente a esta palavra, impronunciável para os próprios Judeus, tal é o respeito, reverência e o temor ao nome do Senhor.
A Língua oficial de Israel hoje é o Hebraico, que ressurgiu como idioma oficial depois da Segunda Guerra Mundial, após ter ficado séculos na obscuridade.

P.S. CUIDADO! Não confundamos Judeus-Messiânicos com os Messiânicos da Igreja Messiânica, cujo fundador é Mokiti Okada (no Japão em 1935) o qual teve o nome alterado para Meishu-Sama, e, cuja religião, NADA tem a ver com a Bíblia e com o Senhor Jesus Cristo.

Veja abaixo algumas palavras hebraicas aportuguesadas, lembrando que, no hebráico original, a escrita e leitura dos hieróglifos, é feita da esquerda para a direita (ou seja, ao contrário da nossa):
Deus / D’us
O Eterno, Todo-Poderoso / Elohim, El Shadai
Senhor dos Exércitos / Adonai-Tz’vaot
Senhor Jesus / Adonai Yeshua
Espírito Santo / Ruach HaKodesh
O Santo / HaKadosh
Messias / Mashiach
Sábado / Shabbat
Paz / Shalom
Oração / Tefilah
Escritura / Tanakh
Paraíso, Céu / Gan-Eden
Inferno, Hades/ Gey-Hinnom, Sh’ol
Páscoa / Pesach
Terra de Israel / Eretz-Yisra’el
Judeu, Judá, Judéia / Y’hudah
Aleluia! / Halleluyah!
Paz seja com vocês! / Shalom Aleikhem!


Voltar << Receba Mais Bênçãos

Jesus Cristo Te Ama!

 
A Igreja espiritual do Senhor está edificada sobre a rocha, quem nela permanece está protegido e não sofrerá dano no tempo do fim.