Promovendo você hoje e sempre!          
    
 


Necessidade Hoje  *** Qual é a sua?

voltar para página anterior tópicos

Autoridade familiar (ter) autor: R. W. Costa

No mundo de hoje não é fácil ser pai / mãe de família. De um modo geral nossos filhos são severamente bombardeados por todo tipo de informação e instrução que não presta. A mídia, alguns setores da sociedade e muitos livros (às vezes, até os escolares) ensinam mentira ou meias-verdades, promovem o não ouvir, a não reverência aos pais e aos mais velhos. Plantam, de modo sutil, a semente da ignorância na mente dos jovens que frutificam e produzem desobediência, frustração e decepção ao longo da vida.

Dentre muitos, citamos apenas um exemplo... Observe nas telenovelas e filmes, só os jovens é que sabem e detém o conhecimento, só eles estão com a razão, eles por si só tomam conta do próprio destino e sabem (mesmo sem qualquer experiência) distinguir entre o certo e o errado, e, mesmo nas situações mais complexas, eles não precisam dos pais nem dos mais velhos (aliás, estes só atrapalham), os jovens sabem o que é e conhecem o caminho para a felicidade; eles são os “caras”!

E, incutir esta filosofia maléfica na mente dos jovens, tem um só objetivo >>> roubar a autoridade dos pais sobre os filhos.

Por outro lado, pode ser o caso também dos país não darem o exemplo, não terem pulso firme e serem, ou exagerados (muito rigor), tem alguns pais que só sabem fazer xingamentos, barracos, escândalos ao ponto de chamar a atenção dos vizinhos e da polícia; já outros são frouxos na questão de orientar, policiar e repreender a conduta dos filhos.

Ter autoridade familiar é um aprendizado... Mas o bom exemplo dos pais é o melhor dos começos. Alguns filhos são mais rebeldes / teimosos que outros. Sendo assim, é preciso ter muito tato, prudência, sinceridade, pulso, bom senso e equilíbrio emocional para exercer autoridade junto aos seus.

Os filhos não podem questionar / contestar os pais dizendo que eles não são perfeitos e também erram... Ora, ora, os filhinhos não estão sabendo?... Pimpolhos, super-heróis só existe nos filmes, ninguém é perfeito, o detalhe aqui é respeito à hierarquia (autoridade) dos pais, não porque são perfeitos, mas sim porque são os pais, e mais: são mais velhos, têm mais experiência, mais vivência, já trilharam muitos caminhos... etc... etc.

Ao marido cabe a maior parcela de responsabilidade no sentido de dar o bom exemplo, pois, os olhares críticos estão primeiramente sobre ele; observe que, em muitos casos, quando as coisas se complicam na família, ouvimos a expressão: “Também, o pai não dá o exemplo!”

Conclusão: não há como exercer e ou sustentar a autoridade sem dar (ou sem ser) bom exemplo.

Lembre-se:
Não existe autoridade sem amor.

*** Veja também mais sobre relacionamento familiar clique a seguir... Relacionamento Familiar

Pedimos ao Senhor Jesus que ilumine a sua mente, seu coração e o seu caminho.

voltar para página anterior tópicos

Jesus Cristo Te Ama!

 
A Igreja espiritual do Senhor está edificada sobre a rocha, quem nela permanece está protegido e não sofrerá dano no tempo do fim.